MyCAP


Opções


O que são Opções?

São derivativos que concedem direito de compra e de venda, a um (ou mais) lote(s) de ações, com preço e prazo predeterminados. As opções concedem ao investidor a possibilidade de comprar (ou vender) o ativo-objeto em uma data futura. Da mesma forma, na ponta oposta, haverá uma obrigação de vender (ou comprar) este ativo subjacente através das opções.



Quais são as modalidades de Opções ?

Existem duas modalidades de Opções: as Americanas e as Europeia.
Uma opção americana possui um direito que pode ser exercido a um determinado preço a qualquer momento até a data de exercício. Já as opções Europeia podem ser exercidas apenas na data de vencimento.



Quais os horários de exercício de Opções?

FORA DO DIA DE VENCIMENTO
 
Conforme site da B3

NO DIA DE VENCIMENTO

De acordo com as novas regras da B3, será necessário encerrar a posição das séries vincendas no último dia útil anterior ao vencimento das Opções 

• Das 10h às 13h – Exercício de posições titulares das séries vincendas.

Obs.: Não é permitido lançar opções das séries que vencem no dia.

É recomendável que você entre em contato na central de atendimento para exercer em até 15 minutos antes do término no dia do exercício
 



Quando ocorre o vencimento de Opções?

A data do vencimento do mercado de opções Bovespa ocorre toda 3ª segunda-feira de cada mês. Caso a data coincida com algum feriado, o vencimento ocorrerá no dia subsequente.



Posso montar travas através do Home Broker MyCAP?

A montagem de travas pelo HB MyCAP ainda não é possível. As operações com travas deverão ser feitas diretamente pela mesa de operações MyCAP.



Quais os custos para lançar Opções de compra via Home Broker?

O lançamento coberto de opções via Home Broker MyCAP ou qualquer outra operação com opções através do HB MyCAP, terá o custo de seu plano de contas.



Quando uma Opção vira pó?

Na data do vencimento das opções, se o preço do papel no mercado for inferior ao seu preço de exercício, não valerá a pena para o investidor titular das opções exercê-las. Uma vez que as opções perdem a validade (vencem) na data do vencimento, elas não terão mais valor de negociação, pois não existirão investidores interessados na compra delas. Por isso usa-se a expressão “virar pó”, o que significa que o investidor titular da opção perdeu o valor do prêmio pago.



Como Exercer uma opção?

Para exercer uma opção é necessário que o cliente entre em contato com a mesa de operações MyCAP.
O exercício das opções não ocorre automaticamente. Caso tenha interesse, o titular da opção deve entrar em contato com a corretora para solicitar o exercício de seu direito. Se esse direito não for exercido até a data limite o investidor perde o valor investido.



Como são formados os códigos das Opções?

A codificação utilizada no mercado de opções é composta de cinco (05) letras, sendo que as quatro (04) primeiras correspondem ao código da empresa, e a última indica o mês de vencimento e o tipo da opção, seguidas por um ou dois números. A sequência de letras e números caracteriza uma determinada série.
 
Além da letra referente ao mês de vencimento da opção de compra ou venda, o ativo negociado no mercado de opções ainda vem com dois números na sequência (ex: PETRH55).
 
Os dois números, de maneira geral, fazem uma menção ao preço de exercício da opção (55 no exemplo acima corresponde a um preço de exercício de R$ 55), porém esse número nem sempre coincide com o preço de exercício. A distribuição de proventos, por exemplo, pode impactar no preço de exercício. (ex.: TNEPH32 – Série da opção; TNEP: código da empresa; H: letra que indica o mês de vencimento e o tipo da opção – opção de compra para agosto).
 

Tabela do código alfabético para diferenciação de opções de compra/venda e mês de vencimento:
  Opção de Compra Opção de Venda    Mês de Vencimento

A

M

Janeiro

B

N

Fevereiro

C

O

Março

D

P

Abril

E

Q

Maio

F

R

Junho

G

S

Julho

H

T

Agosto

I

U

Setembro

J

V

Outubro

K

W

Novembro

L

X

Dezembro



Quais são as garantias exigidas para operar com Opções?

A CBLC avalia diariamente as garantias pelo seu valor de mercado em moeda corrente nacional, aplicando um percentual de deságio de acordo com o respectivo risco (de mercado, de crédito, de liquidez e outros) e considerando os eventuais custos relevantes de realização.

Margens

O lançamento coberto não requer margem, já que a posição à vista cobre o lançamento da opção. Entretanto, o cliente não poderá vender a posição à vista sem antes comprar a opção lançada (vendida).

No caso de lançamento de opções cobertas (custódia do ativo-objeto), entre em contato com a nossa Central de Atendimento e solicite a transferência do ativo-objeto para a cobertura da operação, impedindo a chamada de margem da bolsa.

A chamada de margem ocorre quando o investidor compra as ações e faz um lançamento coberto sem que as ações estejam liquidadas. A liquidação da ação ocorre em D+3. Quando o investidor compra a ação, ele precisa esperar três dias ou efetuar o lançamento coberto no mesmo dia da compra da ação, para que não ocorra a chamada de margem. Como a liquidação ainda não ocorreu, a Bovespa entende que foi realizada uma venda sem garantias e chama a margem, que retorna assim que ocorrer a liquidação da ação.

Além disso, operações efetuadas em D0 (lançamentos de opções + compra do ativo-objeto) geram chamada de margem sobre o prêmio de operação até a liquidação do ativo-objeto, mesmo que colocadas em cobertura.

Movimentação dos ativos em garantia

Toda movimentação, antes de efetivada, é analisada pela equipe de gerenciamento de risco da Corretora. Dependendo da natureza do ativo a ser depositado em garantia, a movimentação no sistema da CBLC deve ser precedida de uma instrução de transferência na instituição custodiante competente.




Quais são as vantagens do Mercado de Opções?

• Alavancar a sua carteira de investimentos;
• Alternativa para proteger-se das oscilações do mercado;
• Diversificação das estratégias de investimento;
• Alto potencial de rentabilidade.



Posso ser exercido até o vencimento das opções?

Sim, caso a opção seja do tipo “americana”. Toda opção tem um vencimento. Após o lançamento, a opção de tipo “americana” pode ser exercida até o vencimento.
 
No dia do vencimento das 10h às 13h (exercício de posições titulares das séries vincendas), você pagará a corretagem por negócio executado no exercício de acordo com o plano de contas. Ou seja, poderá pagar mais de uma corretagem por exercício, dependendo do número de contrapartes que lhe exercerem.
 
Para verificar se você foi exercido deverá acessar a nota de corretagem.



SAC

Cancelamentos e Reclamações.
Tel: 0800 724 1579

Ouvidoria

Pendências de
solicitações?
Clique aqui.

Ombudsman do
Mercado

E-mail:
ombudsman@bovespa.
com.br

Tel: 0800 770 0149

Orientação ao Investidor CVM

E-mail: soi@cvm.gov.br
Tel: 0800 726 0802

Telefones

São Paulo e Rio
Tel.: 2114 0500

Demais Localidades
Tel.: 0800 725 0500

Atendimento:
Dias úteis, das 8h às 19h

Ouvidoria
Tel.: 0800 724 1479

Consultar fatos relevantes nos últimos 5 dias.

Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas, nos termos da Instrução 380 da CVM. A marca MyCAP é propriedade da ICAP do Brasil Corretora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. Todas as operações realizadas através da MyCAP são executadas pela ICAP do Brasil Corretora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda, instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil. A BM&F Bovespa recomenda para todos os clientes MyCAP a realização dos cursos sobre mercados de ações, à vista e de opções para um melhor conhecimento dos temas tratados neste portal.

Em caso de indisponibilidade da ferramenta de negociação on-line, entre em contato com a Mesa de Operações através dos telefones 2114 0500 (São Paulo e Rio) e 0800 725 0500 (Demais Localidades). A corretagem será a mesma cobrada nas negociações on-line.