MyCAP

Mercado de Capitais

O Mercado de Capitais é formado pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. É um sistema de distribuição de valores mobiliários que possibilita liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização.

O capital social das empresas é representado pelos principais títulos negociados, refletindo em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas no mercado, como debêntures, que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Isto permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico.

No mercado de capitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação. O objetivo é canalizar os recursos financeiros da sociedade para o comércio, a indústria, outras atividades econômicas e para o próprio governo. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos em curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum. Nos países capitalistas mais desenvolvidos, os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos. A fraqueza desse mercado nos países em desenvolvimento dificulta a formação de poupança, sendo um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando esses países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais.

É importante lembrar que todo investimento em mercado de renda variável é de risco e ganhos obtidos anteriormente não são garantia de ganhos no futuro. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos.

 

Assuntos Relacionados:

Atendimento MyCAP

Tire agora suas dúvidas

Acessar Chat

Telefones

São Paulo e Rio
Tel.: 2114 0500

Demais Localidades
Tel.: 0800 725 0500

Atendimento:
Dias úteis, das 8h às 19h
Ouvidoria
Tel.: 0800 724 1479